top of page

ACADEMIA FTT – Figueiredo Top Team INAUGURA, FORMANDO GUERREIROS NA TERRA DAS CACHOEIRAS.

  • Keny Lucas
  • 15 de fev. de 2016
  • 3 min de leitura

É muito difícil que ainda não tenha ouvido falar em Jiu-Jitsu, Luta-Live (Esportiva/Olímpica/Greco-Romana) e MMA. Nos tempos em que estamos, esta forma de arte torna-se cada vez mais popular e ganhando cada vez mais adeptos. Caso não conheça as modalidades, aqui te daremos uma pequena explicação sobre as mesmas. O Jiu-Jutsu, é uma arte marcial japonesa, onde, sua origem não pode ser apontada com clareza. Sua finalidade e o motivo de sua criação, residem na constatação de que, no campo de batalha ou durante qualquer enfrentamento, um samurai poderia acabar sem suas espadas ou lanças, então, o mesmo precisaria de um método de defesa desarmado.


A Luta Greco-Romana foi recriada para resgatar os valores do esporte na Antiguidade, com a proibição dos ataques mais duros e golpes baixos, consiste em um embate de força e estratégia, vence o lutador que mantiver o adversário com as costas presas ao tatame ou receber a maior pontuação por movimentos técnicos ao fim do combate. Com o aumento da prática da luta no século XIX em toda a Europa, o esporte foi incluído na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna – Antes 1896.


A Luta-Livre esportiva (ou Brasileira, como é mais conhecida) é uma arte marcial brasileira criada em meados do século 20 no Rio de Janeiro por Euclydes Hatem (Mestre “Talu”). É divida em 3 vertentes: Luta livre esportiva, Luta livre vale-tudo (uma versão bem semelhante a um combate livre) e Luta livre T36 inclui 36 habilidades de luta livre para finalizar uma situação de combate real.


Por último, o MMA (Mixed Martial Arts) ou AMM (Artes Maciais Mistas), como o próprio nome já diz, é uma mistura de modalidades sendo elas: Boxe, Savate, Muay thai, Tae kwon do, Jiu-Jitsu brasileiro, Capoeira, Caratê, Judô, Aikido, Wrestling, Kickboxing, Kung fu, Luta Olímpica, Luta greco-romana, Luta livre olímpica.


Todas as modalidades que citamos acima, vem cada vez mais ganhando popularidade e adeptos das mesmas. E, pensando nisso, que o Mestre Laércio dono da SVTEAM/Nova União, junto com seus alunos Wdeivyson Ribeiro, Junilson Paulino, Felipe Alberto e Cleyson Mendonça, fundaram em Presidente Figueiredo a FTT – Figueiredo Top Team. A FTT tem como base o ensino das lutas desportivas para todos os segmentos da sociedade, mostrando os fundamentos do esporte de uma forma didática, destacando sempre os benefícios que o Jiu-Jitsu e Luta Livre proporcionam aos seus praticantes. Trata-se de uma academia inovadora focando para o desenvolvimento das artes marciais acima citadas e a defesa pessoal com um caráter comportamental.


Em uma visita a academia, o professor Wdeyvison dos Santos Ribeiro nos falou que considera a academia e todos os seus integrantes uma família. Que o objetivo da sua academia, é também usar de seus conhecimentos para ajudar aos jovens, adultos e todos os que lá estiverem presentes, a superarem seus problemas familiares, quanto quaisquer outros que venham a enfrentar no dia a dia. O projeto além de ensinar a luta, que tem como base de seu ensino, e oferece ao praticante benefícios físicos como melhora da coordenação motora, desenvolvimento cardiovascular, aumento de massa muscular magra e entre outros. Também se empenha em conseguir levar a todos, os benefícios Morais com Disciplina, respeito, humildade, convivência pacifica com a vitória e a derrota. "A vitória no tatame é importante mas o objetivo maior é ser um vencedor na vida".

A FTT, nasceu com objetivo de valorizar o Jiu-Jitsu e a luta livre como esporte no município de Presidente Figueiredo, tendo outros tipos de modalidades de lutas que possam ser desenvolvidas no cotidiano das crianças e jovens, que muitas vezes se encontram sem amparo social e esportivo, em situação de risco e envolvimento com drogas, pois através do esporte conseguimos uma formação de caráter cívico esportivo, preservando assim os valores dos futuros cidadãos de nossa cidade.


A FTT participa de campeonatos regionais, nacionais e pretende chegar o mais longe possível. Lutam em todas as federações de Jiu-Jitsu que tem no Amazonas e, no último campeonato que participaram, Matheus Fernandes foi destaque ficando em 3 lugar no geral e em segundo em sua categoria. A academia FTT foi fundada em 19/01, 11 dias após lutaram seu primeiro campeonato, o Amazon Warriors NOGI, e levaram 3 primeiros lugares: Fernando Malheiros, Juliane Nogueira e Rakel Cavalcante. 3 segundos lugares por: Rubens Neto, Michael Mesquita, Mateus Salles e Matheus Fernandes que estrou sua faixa azul em grande estilo. A Academia já está se programando para o próximo campeonato, o Amazon Open de Jiu-Jitsu.

A Academia utiliza um local doado pela Prefeitura Municipal em apoio com a SEMASC, sendo no CMAJ do Galo da Serra, de segunda a sexta das 18:00 as 19:20 para crianças, e a partir das 19:30 para os adultos. Futuramente, será aberto o turno vespertino para alunos que não tem condições de irem a academia no período norturno.

[Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Luta_livre_esportiva; http://www.rio2016.com/luta-greco-romana; http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=238; https://pt.wikipedia.org/wiki/Luta_greco-romana; https://pt.wikipedia.org/wiki/Jiu-jitsu; http://www.graciemag.com/pt/historia-do-jiu-jitsu/; https://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais_mistas]

Comentários


Siga "Portal do Urubui"
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2015 por Portal do Urubui, Todos os direitos reservados.

bottom of page