Maduro desvaloriza o bolívar e aumenta preço da gasolina em 1400% Maduro falou sobre a economia vene
- Portal Urubui
- 19 de fev. de 2016
- 1 min de leitura

MUNDO VENEZUELA HÁ 22 HORAS POR NOTÍCIAS AO MINUTO
A Venezuela anunciou nesta quinta-feira um aumento dos preços da gasolina e uma desvalorização de 37% do bolívar, a moeda nacional.
PUB
“Chegou a hora de instalarmos um sistema que garanta o acesso aos derivados dos hidrocarbonetos a preços justos, venezuelanos, mas que garanta o pagamento do que se investe para produzir a gasolina e, inclusivamente, o salutar funcionamento da Petróleos da Venezuela (Pdvsa), petrolífera estatal”, disse o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Em uma reunião de ministro no Palácio de Miraflores, em Caracas, transmitida pelas rádios e televisões do país, Maduro falou sobre a economia venezuelana e fez um balanço da Agenda Económica Bolivariana para enfrentar a crise.
Segundo informações do Observador, o presidente da Venezuela informou à população que o litro da gasolina normal passa de 0,07 bolívares para 1,00 bolívar por litro e a gasolina de 95 octanas passa de 0,097 bolívares para 6,00 bolívares por litro.
De acordo com Maduro, a Venezuela tem “a gasolina mais barato do mundo” e “a Pdvsa e o Governo pagam para que os venezuelanos ponham gasolina”, já que o custo de produção é superior ao da venda.
Por fim, Nicolás Maduro também anunciou uma desvalorização da moeda local, o bolívar, cuja taxa principal passa de 6,30 para 10 bolívares por cada dólar norte-americano. Porém, no dólar paralelo, cujo valor é proibido divulgar localmente, o bolívar ronda os 1.400 dólares.
Comentários