Narcotraficante ‘João Branco’ é preso pela PF tentando entrar no Brasil vindo da Venezuela
- http://acritica.uol.com.br/noticias/Narcotraficant
- 25 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas. Segundo ele, “Branco” foi capturado em Pacaraima, na fronteira, com documento falso
Manaus, 25 de Fevereiro de 2016
VINICIUS LEAL E FÁBIO OLIVEIRA
João Branco Pinto Carioca foi preso na manhã desta quinta-feira (24)
FOTO: Divulgação
Identidade falsa usada por João Branco
O narcotraficante João Pinto Carioca, o “João Branco”, foi preso pela Polícia Federal de Roraima nesta quinta-feira (25) tentando passar da fronteira da Venezuela para o Brasil, acompanhado de batedores.
A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes. Segundo o secretário, “João Branco” foi capturado na cidade de Pacaraima, município de Roraima que fica na fronteira com a Venezuela.
Segundo Fontes, agentes da Polícia Federal de Roraima prenderam “João Branco” após desconfiarem do documento de identificação apresentado por ele, provavelmente falso. “Branco” foi levado à Superintendência da PF de Roraima.
“João Branco” é o narcotraficante mais procurado do Amazonas, e é apontado como principal líder da facção criminosa Família do Norte (FDN), grupo já denunciado peloMinistério Público Federal por tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Foragido desde o dia 17 de março de 2014, “Branco” também é procurado pela polícia por ser o mandante do assassinato do delegado de Polícia Civil Oscar Cardoso, morto em março de 2014. João teria mandado matar Oscar como resposta a uma ação de um grupo de policiais corruptos comandado por Oscar Cardoso.
“João Branco” conseguiu fugir do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no Km 8 da rodovia BR-174, em Manaus, pulando o muro do presídio minutos antes da chegada de policiais civis que dariam cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra ele, pela morte do delegado Oscar.
Atualmente, “João Branco” está com o rosto modificado por cirurgias plásticas. Ele também já havia sido incluído na lista de procurados da Interpol e era “caçado” em 188 países.
Em novembro de 2015, a Polícia Federal prendeu mais de 90 pessoas ligadas à facção FDN durante a operação La Muralla. Na ocasião, a PF transferiu vários detentos do Amazonas ligados à FDN para presídios federais.
Há uma semana, no dia 18 de fevereiro, o irmão de “João Branco”, Manoel Ivani Pinto Carioca, o “Zico” ou “Manoelzinho”, também foi preso, em Manaus, por policiais do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), em cumprimento de mandado de prisão por tráfico de drogas.
Comentários