INAUGURADA PRIMEIRA PLATAFORMA DE EXPLORAÇÃO DE ENERGIA SOLAR, EM LAGOS DE HIDRELÉTRICAS
- Por: Paulo Pio Pinheiro
- 4 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

A Usina Hidroelétrica de Balbina, localizado no Distrito de Balbina/distante 86 quilômetros da Sede do município de Presidente Figueiredo/Am, viveu um dia histórico do ponto de vista de geração de energia, pesquisa e desenvolvimento. O Ministro das Minas e Energia Eduardo Braga, acompanhado de José da Costa Carvalho Neto (Presidente da Eletrobrás), Tito Cardoso de Oliveira Neto (Diretor-Presidente Eletrobrás/Eletronorte), André Pepitone (Aneel) e autoridades locais, inaugurou um projeto pioneiro e inovador de produção de energia.

O primeiro flutuante do mundo de placas voltaicas, com 5 megawatts dentro do lago da Usina Hidroelétrica de Balbina. A expectativa é que sendo positivo o resultado do projeto, Balbina poderá vir a gerar 2.300 megawatts de energia limpa com apenas 1% de sua área. A apresentação do projeto ficou a cargo de Orestes Gonçalves Júnior (Sunlution), que detalhou os grandes benefícios deste projeto, principalmente para a Amazônia devido sua magnitude.

As placas terão uma garantia de 25 anos e uma das expectativas também será produzir no Pólo Industrial de Manaus e todos os empregos gerados deverão ser absorvidos no Amazonas e de preferência com o aval da UFAM e de mais envolvidos no projeto. Até o mês de agosto tudo deverá estar implantado para o início das primeiras avaliações.Haverá painéis também em terra para comparações, contudo, na água deverá gerar mais energia pelo motivo de ser um refrigerador natural.
O Ministro Braga, fez um comparativo do custo de gerar energia no Amazonas: Eirunepé por exemplo, custa 1.600 reais contra um custo atual de 400 reais, ou seja, um prejuízo social pra empresa. Balbina tem uma subestação de 300 kva e que pode ser expandido. É como se tivesse uma avenida onde pode circular 10 mil veículos e atualmente apenas 1000 a utilizam.
O Ministro espera com a implantação deste projeto, reduzir em 30 a 40% o custo do diesel nos municípios, fazendo a troca por placas solares. Na raposa Serra do sol em Roraima, haverá a primeira usina híbrida com termelétrica e energia eólica nos montes em Roraima. Quatro mil megawatts estão sendo gerados por energia eólica atualmente no Brasil e que estão entrando no sistema.
Finalizando, Eduardo Braga disse que o parque eólico no Brasil gera 50 mil empregos e que outros mesmos, serão ofertados devido a oferta crescente, limpa e muito mais barata até 2018.
Comentários