CLUBE DOS DESBRAVADORES: A IGREJA ZELANDO POR NOSSOS JOVENS
- Por: Jéssica Fernandes
- 10 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Ao redor do mundo, estão espalhadas diversas igrejas contribuindo sobremaneira, na educação de crianças e adolescentes. Diversos projetos sociais são desenvolvidos pelas denominações evangélicas, beneficiando as comunidades onde estão estabelecidas, dentro dos princípios ensinados na palavra de Deus.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Presidente Figueiredo, seguindo orientação regional, desenvolve atividades voltadas para crianças e adolescentes através do projeto "Clube dos Desbravadores". Cada uma das quatro igrejas Adventistas do Sétimo Dia aqui estabelecidas, tem o seu próprio clube. Este é um trabalho que já vem sendo desenvolvido há bastante tempo no município. A cada igreja nova instalada, um novo clube é criado.
O projeto do Clube dos Desbravadores, é um projeto social com expressão mundial desenvolvido pela IASD e, que recentemente, reuniu no município de Rio Preto da Eva, cerca de 13.000 jovens de toda parte do Brasil para o primeiro encontro Cmpori da região.

Através do Clube dos Desbravadores, a igreja oportuniza aos jovens de 10 a 15 anos, trabalhos educativos e comunitários, atividades físicas e recreativas, desenvolvimento pessoal através da disciplina, da atividade recreativa e espiritual independente de classes sociais, cor ou religião. Qualquer jovem que tenha interesse é aceito no clube que busca inclusive, resgatar jovens com desvio de conduta.
As atividades em sua maioria ao ar livre e em contato com a natureza, tipo caminhadas, escaladas, acampamentos e treinamentos de sobrevivência na selva, despertam bastante interesse nos jovens ávidos por novas aventuras. Tudo realizado para desenvolver habilidades e espírito de coletividade. Desta forma, o trabalho desenvolvido oferece atividades sadias livrando os jovens das mazelas sociais como drogas, álcool e fumo.
Não existe um limite no número de crianças a serem aceitas. Qualquer criança interessada em fazer parte do clube, basta se dirigir a uma das quatro igrejas da cidade e fazer sua adesão. A partir do início das atividades, essa criança começa como aspirante e vai sendo graduada passando a desbravador. A partir dai as graduações irão se sucedendo e cada vez mais as responsabilidades vão aumentando dentro da equipe.

Segundo a Diretora Associada Neuraci Camacho Barros, todo o trabalho desenvolvido dentro do clube, é voluntariado, não existindo remuneração. O diretor regional do município de Figueiredo é o Prof. Ednelson Cardenes que tem a função de apoiar e instruir os diretores locais. Ainda no trabalho de coordenação do clube tem a Sra. Vanusa com a função de líder master juntamente com o Pastor Roberto também lider master, ambos desbravadores desde os dez anos. Outro membro bastante participativo no grupo, é o Márcio José de Sousa Gomes já no clube a cerca de nove anos e que hoje tem a função de conselheiro. Diversas pessoa que já passaram pelo clube, hoje ocupam lugar de destaque na sociedade figueiredense.
É ideia realizar ainda esse ano um campori llocal, reunindo os quatro clubes existentes na cidade.
O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia.
.
IDEAIS DOS DESBRAVADORES
VOTO
“Pela graça de Deus
Serei puro, bondoso e leal.
Guardarei a Lei dos Desbravadores,
Serei um servo de Deus
E um amigo de todos.”
Comentários