DJALMA E MARILZA CASTRO: "UMA FAMÍLIA CONSTRUÍDA A BASE DE LUTA, TRABALHO E DIGNIDADE".
- 19 de mar. de 2016
- 4 min de leitura


Portal do Urubui resolveu prestar uma homenagem a um casal de moradores do município, que aqui chegaram e construiram o que podemos dizer, ser o maior patrimônio do ser humano: a família!
Djalma e Marilza são mestres na arte de educar, seus exemplos de luta, perseverança, honradez e dignidade, estão semeados em seus filhos e netos, causando orgulho aos que aqui moram, por termos filhos da terra, com tantas virtudes e qualidades.
Para a tarefa de colher as informações, fotos e os fatos que ilustram esta singela homenagem, contamos com a colaboração de uma belíssima neta do casal: Paula Castro. Paulinha não imaginou que seu texto e sua narração da vida de seus avós, seria apresentado na íntegra. Aqui asgradecemos a colaboração de Paulinha que ao longo dos dias gastos para confecção deste texto, por diversas vezes externou todo seu carinho e admiração por avós tão queridos.
Acompanhem nossa homenagem com relato de Paulinha Castro:

Em 31 de Agosto de 1942 na cidade de Santarém-PA, nasceu Djalma Barroso Castro, filho de Regina Pinto Barroso e Pedro Vinhorte de Castro. Foi criado pela avó até os 13 anos de idade, após os 13 anos voltou a morar com seus pais, e aos 17 anos de idade Djalma saiu da casa de seus pais em busca de uma vida melhor. Foi trabalhar nos garimpos de ouro do Rio Tapajós, trabalhou lá até seus 24 anos, após isso, foi transferido para Rondônia para a vila de Massangana, e foi lá que conheceu sua esposa, Marilza Rodrigues Castro.
Marilza Rodrigues Castro nasceu no dia 15 de março de 1959 na cidade de Porto Velho-RO, filha de Ezequiel Benício dos Santos e Izabel Rodrigues dos Santos. Morou com seus pais até os 7 anos de idade, porém teve que ir embora morar com conhecidos na cidade para que pudesse estudar, pois no interior onde moravam não havia escolas. Depois de sua mudança, passou a frequentar a casa de seus pais somente nas férias, e os anos se passarem e quando Marilza tinha 15 anos foi para Massangana-RO passar as férias e foi quando conheceu seu esposo Djalma.

No dia 10 de maio de 1975 casaram-se e aos tinha 16 anos, teve sua primeira filha Cintia. Depois de uns anos Djalma foi transferido para São Francisco no Mato Grosso para uma mineração e moraram 5 anos e de la voltaram para Rondônia, em 1983 vieram embora para pitinga, moraram 6 anos na vila do minério já com a família completa, Djalma, Marilza e seus seis filhos, Cíntia, Cintiane, Dênis, Denilza, Eduardo e Dejaína.
Djalma na Profissão de chefe de sessão, por sua competência e por ser um ótimo profissional, era responsável por três bases mineradoras. Era uma família muito influente na vila, Marilza era uma mãe participativa na vida dos filhos, na escola dos e na sociedade Pitinguense. Participava do “Clube de mães” de Pitinga, seus filhos estudavam na Escola Pitágoras, tinham uma vida muito boa, confortos, tudo do bom e do melhor.
Por Marilza ser uma pessoa participativa na Vila, foi convidada a ser candidata a vereadora no Município de Presidente Figueiredo. “No início tive muito medo, porque eu era apenas uma dona de casa inexperiente em relação a política, não fazia nem ideia por onde começar, mas pedi a Deus que se fosse de sua vontade Ele iria me capacitar para exercer esse novo trabalho como vereadora”. Então Marilza aceitou o convite do partido e se candidatou, foi uma boa campanha, conquistou muitos votos, e elegeu-se vereadora em 1988.
Após dois anos de mandato, a família Castro mudou-se para a sede do município, Djalma quis ajudar a esposa na atividade parlamentar e pediu demissão da mineradora Taboca, partindo com a esposa e filhos, para encarar um novo desafio.
Pelo fato de não conhecer a necessidade do povo mais carente, já que na Vila do Pitinga todos que ali estavam empregados tinham uma condiçao boa de vida, foi à luta em busca de saber. Visitou as comunidades rurais, ouviu o povo, ouviu suas necessidades, e viu que a população figueiredense tanto na zona urbana quanto na zona rural era uma população carente, sofrida, que tinham muitas necessidades, e com isso tentou ajudar mais ainda ao máximo todas aquelas pessoas.
Como vereadora, lutou pela abertura de ramais, fez muitos trabalhos voluntários, iniciou o projeto “Clube de Mães” em Presidente Figueiredo, incentivou o esporte com participação ativa no futebol criando até um time. Tornou-se uma pessoa querida por todos. Com o término de seu mandato, ela continuou trabalhando na Prefeitura, mas com seis filhos para criar, não foi o suficiente, as coisas começaram a desandar.
Marilza e Djalma se entristeciam quando os filhos chegavam com a lista de materiais e a renda não comportava o gasto, então decidiram tomar alguma atitude para melhorar de vida e dar o conforto para sua família novamente. Alugaram um ponto no Terminal Rodoviário para trabalharem por conta própria.Montaram um restaurante, e depois de uns meses pagando aluguel tiveram a grande surpresade receberem a concessão do espaço e finalmente se livraram do aluguel.
As coisas começaram a fluir, com a ajuda de alguns amigos e com muuuito trabalho, Marilza e Djalma se reergueram, o restaurante deu tão certo que trabalharam durante 22 anos nele chegando às 04:00 da madrugada e saindo às 23:00 da noite, criaram seus filhos, ajudaram a criar seus netos. E em 2014 decidiram vender o restaurante, por conta da idade dos dois, já não tinham mais forças para trabalhar tanto assim, e venderam o restaurante e uma propriedade antiga da família e compraram uma casa no Condomínio Residencial das Cachoeiras-Acqua Park, onde moram os dois hoje.
Atualmente, Djalma com 74 anos e Marilza com 57 anos, deixando muitos exemplos de vida para seus filhos, netos e futuros bisneto, vivem em paz, realizados, são uma família unida, com 11 netos: Alexander Castro, Anna Paula Castro, Anna Beatriz, Bruna Castro, Julianne, Rachel, Antonio Victor, Marko Antonio, Anna Melissa, Vivian... e mais um que ainda está a caminho rsrs.

























































Comentários