top of page

TCE-AM divulga lista de políticos e gestores com contas reprovadas pelo órgão

  • http://acritica.uol.com.br/noticias/TCE-AM-divulga
  • 23 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

Ao todo, 510 nomes foram apresentados e poderão ficar inelegíveis. Menos de 5% dos responsáveis estão em grau de recurso. Prazo de impugnação é até o dia 5 de julho

Manaus (AM), 23 de Março de 2016

OSWALDO NETO

Corte apresentou lista de "fichas sujas" no plenário (Divulgação)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) divulgou na manhã desta quarta-feira (23) uma lista com 510 nomes de ex-gestores, gestores e políticos que tiveram suas contas reprovadas pela Corte nos últimos oito anos. No caso de políticos, a Justiça Eleitoral poderá barrar possíveis candidaturas em 2016. Até julho, prazo final de impugnação, novas listas serão divulgadas mensalmente nos dias 25.

A lista com os nomes foi entregue ao Ministério Público Eleitoral (MPE-AM), representado pelo coordenador das promotorias eleitorais do MPE, promotor-chefe Publio Caio Bessa. Segundo o presidente do TCE-AM, Ari Moutinho Júnior, apenas 5% dos nomes contidos na relação apresenta grau de recurso.

“Algumas pessoas podem vir a sair, desde que tenham seus recursos aqui nesta Corte apresentados ou julgados imediatamente, mas entendo eu que essa lista irá facilitar e muito um pleito eleitoral que se avizinha da forma mais transparente e com os melhores quadros”, disse ele.

A relação de nomes, inclusive, chegou com 48 horas de antecedência uxiliará a Procuradoria Regional Eleitoral no Amazonas (no MPF), o MPE e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a barrar candidaturas, nos termos da nova Lei da Ficha Limpa. Entre eles estão políticos como a vereadora Therezinha Ruiz (DEM) e deputado Bi Garcia (PSDB), além de gestores como Antônio Stroski, da Sema, Bernardino Albuquerque, da FVS, e Pedro Carvalho, da SMTU.

De acordo com o promotor, o levantamento é importante para o andamento dos trabalhos. “Isso é fundamental, essa mudança não significa que essas pessoas são impugnáveis, é necessário que Ministério Público acompanhe com certa brevidade para poder chegar atento e não perder os casos”, afirmou.

Confira as listas com todos os nomes:

INDIRETAS ESTADUAL

PREFEITURA

INTERIOR

DIRETAS ESTADUAL

CÂMARA

MANAUS

Comentários


Siga "Portal do Urubui"
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2015 por Portal do Urubui, Todos os direitos reservados.

bottom of page