Palestra Voltada a Área de Educação Oferecida Pela ESBAM no Polo de Presidente Figueiredo.
- JOHN LIRA
- 25 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Na noite de Quarta-feira (23/03) aconteceu no Polo da Escola Superior Batista do Amazonas a palestra com um tema: “Estratégias de Prevenção Para Possíveis Dificuldades de Aprendizagem”.
Na atualidade pode-se apontar, sem medo de errar, que as Dificuldades de Aprendizagem (DAs) têm sido um assunto muito estudado devido ao número de crianças encaminhadas para atendimentos especializados e ao índice de reprovação e evasão do Ensino Fundamental. Isto solicita várias informações que partem desde a questão política até a escolha de estratégias educacionais nos Centros de Educação Infantil (CMEIs), passando também pela saúde pública, que necessita de maiores condições para realizar a sua missão e também pela discussão sobre a realidade da sociedade brasileira neste momento histórico.
A palestra proferida pela Psicóloga Clinica com especialização em Psicopedagogia, com formação Clinica Institucional e Psicologia Jurídica e formação voltada para Hospital Geral e Psiquiátrico, Leda Maria Lima Nicácio tratou não só das DAs, como também do papel do pedagogo e psicopedagogo na equipe interdisciplinar da escola atuando junto ao professor, bem como as habilidades que compõem a aprendizagem da leitura, da escrita e da Matemática.
O trabalho da mesma é junto às escolas e país devido a grande necessidade de encaminhar crianças com DAs para avaliação com profissionais especializados nessa área. Explica ainda as diferenças entre Dificuldades de Aprendizagem e Transtorno de aprendizagem!
Dificuldades de Aprendizagens ela vem do meio em que a criança vive e normalmente são crianças que não tem a convivência de sala de aula todos os dias, dormem mal, uma alimentação muito restrita, problemas emocionais.
Já o Transtorno de aprendizagem a criança já nasce ou ela adquire ao longo da vida como, por exemplo, a Dislexia, TDH, Discalculia, Disortografia etc.
E fala também da importância do psicopedagogo que atuam nas escolas tanto publica quanto particulares que normalmente são eles que encaminham criança com algum tipo de dificuldade para um especialista.
Mas deixa claro que existe uma grande dificuldade de profissionais, com conhecimento especifico, para detectar e em caminhar a criança para um especialista, o intuito da palestra é formar mais profissionais com conhecimento voltado para essas áreas a fim de ajudar ao máximo de criança com esses problemas.
Por: John Lira
P. Figueiredo 24/03/2.016
Comentários