A hora e a vez da Festa do Cupuaçu
- Bôsco Cordeiro
- 15 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Quando será? Quais serão as atrações?
É sempre assim quando o mês de maio se aproxima, a Festa do Cupuaçu vira o assunto preferido em todos os bares, esquinas e reuniões de amigos no município de Presidente Figueiredo. A tradicional festa que este ano completa sua vigésima sexta edição, não tem uma data definida no calendário de eventos, já tendo ocorrida nos meses de março, abril, maio e junho.
Em suas primeiras edições, a festa ocorria no mês de março logo após o carnaval para aproveitar o período da época de colheita da fruta, que se inicia em novembro e se estende até o início de março. A fruta era encontrada em abundância no município, sendo um produto propulsor de nossa economia. No entanto, por se tratar um período do forte inverno amazônico, era comum a ocorrência de chuvas durante o evento, ocasionando diversos transtornos e prejudicando a apresentação das atrações.

Outro grande problema que ocorria com a festa nesta data, era por conta da segurança na estrada já que nesta época não era pavimentada, tornando-se bastante perigosa. Assim sendo, a festa foi sendo empurrada mais para a frente, sendo realizada na maioria das vezes, no final do mês de maio, mesmo não sendo o período adequado para encontrar o fruto in natura, embora seus derivados como doces, balas, sucos e polpa, seja encontrado com facilidade ao longo de todo o período do ano.
Especulações a respeito de quando a festa irá acontecer em 2016, já são muitas. Alguns acreditando que a festa continue a ser realizada no final de maio e outros falando em um possível adiamento para a segunda quinzena de junho. Até a presente data, nada oficial foi divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura e Eventos. A expectativa cresce em torno do assunto, principalmente por parte dos comerciantes locais, que querem começar a se preparar para o evento.

As belas jovens do município já começaram a ser sondadas para vir a disputar o título de Rainha do Cupuaçu, representando a beleza da mulher figueiredense. Título este, hoje nas mãos da belíssima Tatiane Nóbrega, que muito bem tem representado a mulher bela da terra das cachoeiras, em diversos outros concursos.
A curiosidade maior diz respeito as atrações, todo tipo de especulação é feita em torno dos nomes nacionais que serão convidados para a festa. Wesley Safadão, Marília Mendonça, Matheus e Kauan, Henrique e Juliano e Gigantes do Samba são alguns dos nomes mais citados.
Por se tratar de um ano olímpico e Presidente Figueiredo ter sido uma das cidades escolhidas para receber a tocha, o que se espera é que esta edição da festa do cupuaçu, a despeito do momento econômico pelo qual passa o nosso país, é que a Prefeitura Municipal possa realizar uma das melhores ou até mesmo, a melhor Festa do Cupuaçu de todas as edições.
Comentários