Dom Sérgio Castriani ordena José Alriberto em missa de ação de graças na paróquia de N.S. Aparecida
- John Lira
- 18 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Celebração Eucarística do Sacramento da Ordem no Grau Diaconal realizada em Presidente Figueiredo.
No dia 16 de Abril de 2016 a Diocese de Presidente Figueiredo esteve em festa pela ordenação Diaconal do Sr. José Alriberto Bezerra da Costa o lema escolhido foi "Eis me aqui, envia-me" (Is 6, 8). A constituição Dogmática "Lumen Gentium" diz: “O Diácono fortalecido com a graça sacramental, serve ao povo de DEUS no serviço da Liturgia, da Palavra e da Caridade, em comunhão com o Bispo e seu Presbitério".
Após a recepção dos Sacramentos de Iniciação (Batismo, Crisma e Eucaristia), que “são a base da vocação comum de todos os discípulos de Cristo, vocação à santidade e à missão de evangelização no mundo”, dois outros Sacramentos “conferem uma missão particular na Igreja e servem para a edificação do Povo de Deus”. Estes Sacramentos são a Ordem e o Matrimônio. O Sacramento da Ordem, ainda, comporta três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconato.

O termo “diácono” aparece no Novo Testamento com quatro significados. O primeiro é aquele da linguagem comum: “aquele que serve alguém” (Mc 9,35; Jo 2,5). O segundo é a apresentação de Cristo como servo do Pai (Mc 10,45; Lc 22,27). O terceiro está ligado a todos os cristãos, visto que eles são servos de Cristo e de seu Pai (Jo 12,26; ICor 3,5). O quarto sentido está ligado a um determinado cargo e função na Igreja Primitiva (Fl 1,1; ITm 3,8). Este último significado é aquele que corresponde à origem da ordem do diaconato.
Diáconos transitórios e permanentes
Os diáconos transitórios são aqueles que recebem o primeiro grau da ordem em função de receberem o segundo: o presbiterado. Neste caso, apenas os homens solteiros e dispostos a viverem o celibato podem ser aceitos. Possuem a mesma dignidade e funções dos diáconos permanentes, mas se preparam para exercer uma futura função sacerdotal.
A Igreja Matriz Nossa Senhora de Aparecida no centro da cidade de Presidente Figueiredo recebeu fiéis, amigos, religiosos para celebrar a missa em ação de graça do Sacramento da Ordem do Sr. Alriberto Bezerra, o mesmo reside na AM 240 (Estrada de Balbina) Km 46. Sua caminhada de formação diaconal iniciou-se no ano de 2009 em Manaus. Neste mesmo ano apresentou-se ao Padre Angelo, Pároco da Paróquia Nossa Sra. Aparecida e desde então vem exercendo, juntamente com sua esposa, atividades pastorais junto às comunidades da Estrada de Balbina.

A celebração foi conduzida pelo Bispo Dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo Metropolitano de Manaus. O mesmo Deixou uma mensagem ao povo de Figueiredo “ Jesus é o bom pastor e ele conhece as ovelhas e dá a vida por elas e ele hoje convoca a todos nós a cuidarmos uns dos outros dando a vida e servindo, quero convidar a toda comunidade para também cuidar, servir e pensar nos outros para que o mundo seja melhor, e para que as cidades se transformem em mais justa e mais fraterna. E concluiu desejando uma boa semana a todos.
Comentários