top of page

Torcedores do Caprichoso e Garantido fazem atos contra corte de verbas para o festival

  • http://www.emtempo.com.br/torcedores-do-caprichoso
  • 22 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Torcedores do Caprichoso e Garantido fazem atos contra corte de verbas para o festival

maio 22, 2016 Destaques, Dia a dia

Segundo estimativa da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), 300 pessoas participam do ato – foto: Joandres Xavier

Aproximadamente 300 torcedores e artistas dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, segundo estimativa da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), fizeram na tarde deste domingo (22), um manifesto contra o corte de orçamento para a Cultura, declarada pelo Governo do Estado, na última sexta-feira (20). O ato público teve início por volta das 16h no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus.


O presidente do Movimento Marujada do boi Caprichoso, Carlos Nery, disse que governador José Melo (Pros) precisa rever a decisão por conta da grandeza que o Festival Folclórico de Parintins já alcançou. Segundo ele, os cortes não irão acontecer, mas ainda que aconteça o espetáculo vai ser realizado, mas sem o mesmo brilho.

A presidente do movimento Amigos do Garantido, Izoney Tomé, disse que a associação vai prestar todo apoio necessário para que o objetivo de cessar o corte de verbas para a cultura não aconteça. Ela aposta na criatividade dos artistas da ilha, para que a realização do festival não fique comprometida.

O levantador de toada do Caprichoso, David Assayag, que esteve presente no ato, garantiu que o festival irá acontecer independente das condições financeiras.

Os organizadores usaram um carro de som, prostrado na avenida 10 de Julho. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros prestaram apoio a manifestação.

Parintins

Cerca de cinco mil pessoas, dados da Polícia Militar, saíram às ruas e uma das maiores manifestações já vistas na cidade em defesa do Festival Folclórico de Parintins – foto: Tadeu de Souza

Em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), ato parecido também foi realizado com o mesmo intuito, na praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, no Centro do município. Cerca de cinco mil pessoas, dados da Polícia Militar, saíram às ruas e uma das maiores manifestações já vistas na cidade em defesa do Festival Folclórico de Parintins.

Os manifestantes saíram em caminhada pelas ruas do Centro da cidade reivindicando o repasse de verbas por parte do governo do Estado para o evento cultural que representa o Amazonas a nível internacional.

O artista Juarez Lima, do boi Caprichoso, participou do protesto carregando uma imagem de Nossa Senhora do Carmo. Ele pediu respeito à tradição cultural do povo parintinense que tem mais de 100 anos. “Quero pedir respeito do governo do Estado e principalmente do senhor Robério Braga, que priorizou o Festival de Ópera com mais de R$ 6 milhões em prejuízo das festas folclóricas do povo caboclo do beiradão”, afirmou.

Pelo lado do Garantido o compositor Fred Góes disse que essa foi a maior manifestação em defesa do Festival Folclórico de Parintins. “Quero pedir que o governador José Melo reconsidere a sua posição afinal de contas estamos falando da festa que dá identidade cultural ao povo do Amazonas”.

Por Joandres Xavier e Tadeu de Souza

Comentários


Siga "Portal do Urubui"
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2015 por Portal do Urubui, Todos os direitos reservados.

bottom of page