top of page

José Melo é destaque no Fantástico por irregularidades na campanha à reeleição

  • http://amazonasatual.com.br/jose-melo-e-destaque-n
  • 5 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

MANAUS – Depois da revista Veja, agora chegou a vez do Fantástico, programa da Rede Globo de Televisão, explorar os detalhes do inquérito instaurado pela Polícia Federal para apurar, entre outras questões, indícios do uso da Polícia Militar do Amazonas durante o processo eleitoral que resultou na reeleição do governador José Melo (Pros), em2014.


Na chamada, veiculada neste sábado, 4, da matéria que vai ao ar neste domingo, 5, o jornalista Maurício Ferraz entrevista PMs que afirmam ter obedecido ordens para apreender material de campanha do opositor, senador pelo PMDB, Eduardo Braga, e punir durante blitze realizadas nas ruas da capital, apenas motoristas apoiadores do concorrente no pleito, cobrando dinheiro e apreendendo os carros.


A reportagem destaca que a principal missão dos policiais era “inverter o resultado das eleições” para garantir a vitória de Melo, em detrimento da segurança da população.


Em maio deste ano, a Revista Veja publicou reportagem com o título “O enredo de uma bandalha eleitoral”, revelando detalhes do Inquérito 722/2014, da Polícia Federal, que investigou irregularidades praticadas na campanha à reeleição de Melo e do vice-governador Henrique Oliveira (SD). A publicação considerou o inquérito “um autêntico manual de como usar a máquina do Estado e o poder econômico para ganhar a eleição”.


Ilustrada com a foto de Melo e do comandante-geral da Polícia Militar, Marcus James Frota, que pediu afastamento do cargo após a publicação do material, exatamente por conta desse inquérito, a reportagem mostrou como o oficial da PM usou o poder do cargo e a própria instituição que comandava para interferir no processo eleitoral.


Melo foi cassado no início do ano pelo TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) acusado de compra de votos, em um processo de autoria da coligação de Eduardo Braga, mas recorreu da decisão e se mantém no cargo atualmente atécnico o julgamento de recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Pelo menos outros 20 processos tramitam no TRE do Amazonas com pedido de cassação do governador José Melo.

Apoio:

Comentários


Siga "Portal do Urubui"
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2015 por Portal do Urubui, Todos os direitos reservados.

bottom of page