top of page

Série de fotos impressionante retrata tribo brasileira considerada a mais ameaçada do mundo

  • http://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.hyp
  • 15 de jun. de 2016
  • 1 min de leitura

Enquanto muitas tribos indígenas foram completamente dizimadas com a chegada dos europeus ao Brasil, algumas delas ainda permanecem com quase nenhum contato com o mundo exterior. Os Awá fazem parte deste seleto grupo de sobreviventes, mas não se sabe por quanto tempo: a tribo natural do Maranhão foi considerada como a mais ameaçada do mundo pela Survival International, uma organização que luta pelos direitos das tribos indígenas.


Dezenas de milhares de Awá se espalhavam pelo Brasil há 500 anos – hoje, restam apenas cerca de 300 membros da tribo, dos quais 60 nunca tiveram contato com o mundo exterior. Eles vivem em completa harmonia com a natureza e suas mulheres chegam a amamentar macacos e esquilos órfãos, que passam ser considerados hanima ou membros da família.

Os Awá são nômades e exímios caçadores. Mas, embora sejam parte importante da alimentação da tribo, os animais que foram amamentados por suas mulheres nunca são comidos, mesmo após retornarem para a natureza. Eles também possuem diferentes bichinhos de estimação, que muitas vezes os ajudam a buscar frutos mais altos ou quebrar sementes.

Apesar disso e mesmo tendo suas terras demarcadas desde 2003, muitos membros da tribo continuavam sendo mortos por madeireiros ilegais que ocupam a região. Em 2014, umacampanha internacional conseguiu que o governo brasileiro retirasse centenas de madeireiros da região e oferecesse paz novamente aos Awá.


O fotógrafo Domenico Pugliese foi um dos privilegiados que teve oportunidade de contatar diretamente com a tribo. O resultado são essas fotos impressionantes:

Fotos © Domenico Pugliese

Abaixo mais algumas fotos, estas da autoria da organização que luta para preservar a tribo, a Survival International:

Fotos © Survival

Comentários


Siga "Portal do Urubui"
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2015 por Portal do Urubui, Todos os direitos reservados.

bottom of page