top of page

Praticantes de Yoga apostam em cenários diferentes em busca de qualidade de vida

  • http://new.d24am.com/plus/comportamento/praticante
  • 4 de jul. de 2016
  • 3 min de leitura

Praticantes de Yoga apostam em cenários diferentes em busca de qualidade de vida

Segundo especialistas, as experiências fora da sala de aula proporcionam uma respiração mais apurada por conta do contato com a natureza

domingo 3 de julho de 2016 - 4:38 PM

Isabelle Marques / portal@d24am.com

Em Presidente Figueiredo, as aulas acontecem na Lagoa Azul, em cachoeiras mais planas, com direito a trilha e mergulhos no fim das aulas.Foto: Divulgação

Manaus – As cachoeiras de Presidente Figueiredo se tornaram cenário para os praticantes de Yoga no Amazonas. Além do apelo turístico, os amantes da prática podem ter conexão mais apurada com a respiração e com a natureza, de acordo com a professora Fabiane Sales, responsável pelo projeto que guia os grupos aos locais. Ela também realiza aulas de Yoga Sup na Praia Dourada.


A professora Fabiane Sales também comanda aulas de Yoga Sup, na Praia Dourada. Foto: Divulgação/Rebecca Dantas

“O resultado é diferente do que quando você pratica em uma sala e respira em ambiente com ar condicionado. A intimidade fica mais apurada com a respiração, você sente o efeito terapêutico e natural de verdade, acalma a mente”, comentou a professora. “A gente começa a ter um olhar mais sutil e fica mais sensível para sentir o ambiente”.

O grupo também organiza uma trilha e mergulho na cachoeira para aproveitar o local. A professora explica que entre os pontos escolhidos estão as cachoeiras mais planas como a área das Lages, a Cachoeira da Onça, Cachoeira do Índio e Lagoa Azul.

“O lugar depende da experiência que o grupo quer. A aula pode ser até na cidade mesmo”, explicou Fabiane, que acrescenta que, em média, a atividade dura três horas.

As aulas são previamente agendadas e podem acontecer em grupo, a partir de R$ 50 por pessoa, dependendo do percurso. Para a prática, os interessados podem entrar em contato com a Pousada Nossa Casa, em Presidente Figueiredo, por meio do contato: 3324-2256 ou pela página Faby Amazom Yoga, no Facebook.

Mamães e bebês

Em Manaus, a Yoga também pode ser praticada por mães com bebês, com idade entre um mês e meio e um ano. De acordo com a professora Rosemar Almeida, do Espaço Conviver, as aulas ajudam na postura, respiração e no combate estresse das mães.


As mães participam das aulas com os bebês, durante uma hora. Foto: Divulgação

“É o retorno do corpo da mãe após ter o bebê, então, como ela fica muito tempo na mesma posição por causa da amamentação, a Yoga ajuda no alongamento, postura e respiração”, afirmou Rosemar. “Depois que se tem o bebê, tudo muda e, muitas vezes, elas acabam não dormindo e sem fazer atividades, logo a prática contribui para que ela respire e não fique estressada, além do contato com outras mães que também é importante”.

Ainda segundo Rosemar, as aulas têm duração de uma hora e tem o limite de dez vagas. Ela ressaltou que a mãe participa com posições segurando o bebê e conta com os momentos de massagem postura, relaxamento e mantra.

No local, as aulas de Yoga também são adaptadas para mães que ainda esperam os bebês. “A aula para gestantes faz com que a mãe tenha um momento para vivenciar a gravidez. Muitas delas trabalham e não tem tempo para ouvir o corpo e vivenciar esse contato mais próximo com o bebê. Então, trabalhamos para aquietar a mente, tanto que a aula é em silêncio, e também controla a ansiedade das gestantes”, disse. A professora explica que os movimentos acontecem de acordo com as semanas de gravidez da mãe.

As aulas acontecem nas segundas-feiras, das 16h às 17h, e os interessados podem entrar em contato através do telefone 3345-5005 ou 98114-7343.

Acrobacias

Diferente por unir acrobacias com o efeito terapêutico, a acroyoga é praticada na capital todas as sextas-feiras, na área verde próxima ao curso de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pelo grupo AcroYoga Manaus. O instrutor Saulo Monte informa que as posições acontecem em dupla seguindo um dos tripés da filosofia em que foca na parte física com alongamentos e levantamentos.

“Trabalhamos em especial o aprofundamento em si mesmo, mas o diferencial dela é que foge do que estamos acostumados a ver da yoga, como algo só e em que a pessoa faz as posições sozinhas”, definiu o instrutor. “Esta é praticada com outra pessoa, então trabalha bastante a confiança no outro e a integração em equipe”.


As aulas acontecem todas as sextas-feiras, na Universidade Federal do Amazonas. Foto: Divulgação

Para participar, Saulo diz que as aulas são gratuitas. Ele explica que cada pessoa recebe orientações conforme o nível de conhecimento da prática. “Tem a parte em que as pessoas fazem as posições básicas e os que já realizam os levantamentos. A pessoa que tiver vontade de conhecer, só precisa ir com roupas confortáveis”, disse. “Quem tiver tapete, pode levar, ou pode substituir por toalha ou canga e água para se refrescar”.

As informações sobre as aulas podem ser obtidas pelo contato 98145-2123 ou pela página AcroYoga Manaus no Facebook.


Comentários


Siga "Portal do Urubui"
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2015 por Portal do Urubui, Todos os direitos reservados.

bottom of page