A beleza da menina de 13 anos que quer ser modelo e desafiar a realidade de mulheres negras no Brasi
- http://www.hypeness.com.br/2016/07/fotografa-retra
- 12 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

A beleza da menina de 13 anos que quer ser modelo e desafiar a realidade de mulheres negras no Brasil
por Redação Hypeness @hypeness_combr
belezabrasiljovempreconceito
Abril de 2014. São Paulo recebia a final do concurso Miss Brasil Infantil, e a menina Maysa, com 11 anos, assistia à competição para entender melhor como tudo aquilo funcionava. Com o sonho de um dia ser modelo e Miss, a garota sabia que teria vários desafios pela frente, e naquele dia conheceu alguém disposta a ajudar a enfrentá-los.
Luisa Dorr é fotógrafa e estava trabalhando no evento. Viu Maysa e conversou rapidamente sobre o porquê de ela estar ali. Não esqueceu do encontro, e, meses depois, quando a mãe da menina entrou em contato pedindo ajuda para impulsionar a carreira da filha, não hesitou: fotografou o primeiro book de Maysa sem cobrar nada.

As duas se tornaram amigas, e Luisa decidiu registrar a trajetória da garota. Ela fotografou momentos pessoais, como sua festa de aniversário, além dos treinamentos para andar na passarela e o grande momento da carreira até agora: o título de “Miss São Paulo Infantil – Beleza Negra 2014”.

Pois é, existe um concurso separado para as negras, buscando dar mais representatividade para elas no mundo das competições de beleza e da moda. São poucas as negras que conseguem sucesso no segmento, e Maysa sabe que vai ter que enfrentar as barreiras de cabeça erguida.
“Ela tem orgulho de sua pele, de sua beleza e de seu cabelo africano”, conta Luisa, que completa: “Ela sabe de onde vem, e isso a torna mais forte”.
Os organizadores da competição nacional cancelaram o evento, fato que levou a mãe de Maysa à Justiça.

Hoje com 13 anos, ela estuda bastante durante a semana e dedica os domingos para o treinamento para as passarelas. No seu “dia de beleza”, cuida de si e pratica o desfile, acompanhada da irmã mais nova, que quer seguir o mesmo caminho.
Ciente dos desafios que a esperam, Maysa se prepara para encarar o mundo de frente. É melhor não duvidar de sua força de vontade.















Comentários