Os guerreiros do nosso folclore
- Bôsco Cordeiro/Deyvson Patrik Dourado
- 14 de jul. de 2016
- 3 min de leitura

Muito próximo da realização do festival folclórico municipal, o que vemos é grande parte de nossos jovens, envolvidos em ensaios diários e cansativos mas muito prazerosos. Nosso festival, é nossa festa mas genuína, realizada por pessoas da terra e voltada para os moradores de Presidente Figueiredo. O evento é realizado pela AFCAF (Associação Folclórica e Carnavalesca de Presidente Figueiredo), atualmente presidida por Deyvson Patrik Dourado e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, que coordena a atividade cultural através da SEMCULTE.
Diversos grupos folclóricos participam do festival, alguns já tradicionais e com mais de dez anos em atividades. Sede, Vila de Balbina e diversas comunidades marcam presença no evento representados por seus grupos folclóricos, tornando o festival grandioso pela expressiva participação de todos os segmentos comunitários do município.
Isso tudo só é possível, graças ao esforço e dedicação de alguns "Heróis de nossa cultura", pessoas que desenvolvem trabalhos sociais através da cultura, pela simples satisfação de manter viva a chama da nossa cultura local e, que para isso, abrem mão de afazeres pessoais, convivência familiar, lazer e até mesmo as atividades profissionais, visando melhor preparar seus grupos folclóricos para o festival.
São meses de ensaios e preparação superando todo tipo de dificuldades com o único objetivo de fazer uma grande apresentação. A maioria tem no seu grupo de dança "uma verdadeira família", ali eles são pais, amigos, psicólogos, motoristas, costureiros e tudo o mais que se fizer necessário. Verdadeiros abnegados que desenvolvem esse trabalho por amor e com amor...guerreiros e heróis!
No evento de 2015, a AFCAF prestou uma singela homenagem a alguns deles no momento de suas apresentações, aqui transcrevemos essa homenagem:

Rodrigo Costa Marques
Funcionário público, coordenador dos projetos sociais CMAJ, mora no município a 25 anos e coordena esse grupo folclórico a 5 anos... seu objetivo como folclorista é resgatar a cultura através da arte e da dança, valorizando nossos jovens e adolescentes orientando e sensibilizando os mesmos das drogas e das mazelas sociais seu sonho é alcançar o objetivo proposto e a conseqüência de sermos campeões gostaria de pedir para a sociedade presente uma salva de palmas para...RODRIGO COSTA MARQUES....da quadrilha BEIJA FLOR DO NORTE

Antonilda Neves de Souza
Gestora escolar, mora no município a 23 anos,e coordena seu grupo folclórico a 03 anos... seus sonhos e planos é que a cada vez mais o Boi Bumbá Bandido cresça através da cultura figueiredense. Seu objetivo como folclorista é a interação da escola-comunidade para engrandecer a cultura de sua sociedade... gostaria de pedir para a sociedade presente uma salva de palmas para Antonilda Neves de Souza.
Boi Bumbá Bandido

Silvia Miquelina Pacheco de Souza
Professora de educação física, mestranda em atividades física e desporto, mora no município a 31 anos, coordena seu atual grupo a 10 anos. Criadora da primeira ciranda do município, fundadora do primeiro bloco carnavalesco local. Responsável pela criação do primeiro cangaço cabra do vale das cachoeiras, uma das criadoras da festa do cupuaçu. Ex brincante do boi caprichoso, ex participante da escola de samba de aparecida, uma das criadoras do boi estrelinha. Seu objetivo como folclorista é engrandecer a cultura local e incentivar vários jovens a participarem dos eventos folclóricos. Seus planos e sonhos é terminar seu mestrado, continuar atrás de melhorias para o folclore e cultura do nosso município, pretende dar uma ótima educação para seu filho e tem como objetivo trabalhar em grandes faculdades estaduais e federais.... gostaria de pedir para a sociedade presente uma salva palmas para...de Silvia Miquelina Pacheco de souza.
JAF NA FOLIA

Adelmo Silva Maximo
Mora no município a 13 anos, coordena seu grupo folclórico a 12 anos, já tendo participado de diversas cirandas, grupos de toadas e bailados. Atuou em grupos carnavalescos de Manaus e é o atual presidente do bloco carnavalesco Galo da Serra. Tem como objetivo sendo folclorista, fazer o resgate da cultura local e desenvolver o trabalho social com os jovens...gostaria de pedir para a sociedade presente uma salva palmas para...Adelmo Silva Maximo
CIRANDA ALEGRIA

Deyvson Patryk Dourado
Moto-taxista, mora no município a 11 anos e está a frente do seu atual grupo a 10 anos. Já participou de varios grupos de danças de salão como (merengue, lambada, kumbia e tecno melody). Desde criança é envolvido com todos os tipo de danças folclóricas da região norte. Com 16 anos formou-se como professor de capoeira passando assim por vários institutos ensinando e trabalhando usando como ferramentas vários fatores que a luta e a dança lhe proporcionam. Seu objetivo como presidente da AFCAF e folclorista é ajudar a engradecer o folclore figueiredense. Seu grande sonho é colocar seu grupo entre os dez melhores do Brasil... gostaria de pedir para a sociedade presente uma salva palmas para Deyvson Patryk Dourado
PARAMAZON ESPETÁCULOS
Comentários