top of page

Recorde em focos de queimadas no Amazonas

  • http://new.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/record
  • 5 de ago. de 2016
  • 2 min de leitura

Recorde em focos de queimadas no Amazonas

Foram registrados, apenas em julho, mais de 1,1 mil focos, o maior para o mês dos últimos 18 anos, o triplo do registrado no mesmo mês do ano passado


Gisele Rodrigues / portal@d24am.com

Em Manaus, as denúncias são relativas à queima de lixo e às invasões.Foto: Divulgação

Manaus - O Amazonas registrou 1.137 focos de queimadas apenas no mês passado, o maior número de focos para o mês de julho dos últimos 18 anos, aponta o Portal do Monitoramento de Queimadas e Incêndios do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em relação ao mesmo mês do ano passado, o número de focos triplicou (219% a mais).

Nos primeiros sete meses, foram identificados pelo satélite do Inpe 2.464 pontos de calor. Neste período, cinco meses apresentaram recorde de focos de queimadas. Somente na capital, segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), foram identificados 176 focos, contra 147 no ano passado. O ano de 2015 teve 425 registros.

De acordo com a secretaria, os registros do Inpe apontam para um grande volume de queimadas no interior do Estado formando o deslocamento da nuvem de fumaça para a capital.

Em Manaus, as denúncias, são relativas à queima de lixo e às invasões, onde o fogo é utilizado para abertura da vegetação ou limpeza da área para construção dos barracos, segundo a secretaria.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Gustavo Ribeiro, explicou que o período seco é propício para as queimadas. “A previsão para os próximos dias indica poucas chuvas, o que é normal para esta época do ano. Normalmente, nas primeiras horas da manhã, os ventos são bastante fracos ou calmos”, explicou o meteorologista.


Comentários


Siga "Portal do Urubui"
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2015 por Portal do Urubui, Todos os direitos reservados.

bottom of page