Quadrilha Jaff na Folia vem forte brigar pelo título do Festival Folclórico
- Fernando Alves
- 12 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Quadrilha Jaff na Folia vem forte brigar pelo título do Festival Folclórico

Vencedora, batalhadora, lutadora, guerreira, forte, persistente mas acima de tudo profissional e dedicada ao que faz. Estas são apenas algumas das tantas características da Profa. Silvia Pacheco, que a fazem ser querida e respeitada por seus jovens alunos e pela sociedade figueiredense.
Silvia é militante política, empresária, professora mas acima de tudo, uma abnegada pelo esporte e cultura do município. Por meio de seu esforço e dedicação, o município vem se destacando no cenário esportivo amazonense, com grandes conquistas alcançadas por seus alunos.

Dedicou-se a cultura do município desde os primeiros festivais e nos últimos onze anos, passou a ter participação efetiva com a quadrilha "Jaff na Folia", por ela fundada mantida. Todas as características de Silvia Pacheco, estão refletidas em sua dança folclórica. A Jaff é guerreira, vencedora, brilhante e festiva e, mais uma vez, vem preparada para ser a grande vencedora do Festival 2016.
Silvia Pacheco nos conta um breve histórico da "Jaff na Folia":
"A quadrilha Jaff na Folia foi fundada no dia 06 de junho de 2005, na Escola Estadual Maria Calderaro. Na época na gestão da professora Josefa Cavalcante, onde a pedido dela veio surgir a quadrilha junina, com apoio das professoras Silvia Pachêco (atual coordenadora), Natalina e Marilena Negreiros, daí então surgiu a quadrilha Calderaro na Folia, através do desempenho dos brincantes, sobre a excelente coordenação da dança, foram então convidados a se apresentar no festival folclórico de Presidente Figueiredo, desde lá a quadrilha não parou mais.

O nome da quadrilha mudou de Calderaro na Folia para Jaff na Folia pois já não dançava mais somente alunos da escola, começaram a dançar alunos de outras escolas e a sociedade em geral. O nome JAFF tem o seguinte significado (Jovens Amigos de Figueiredo na Folia) ou seja, a junina teve durante 2 anos o primeiro nome, após decisões veio ser o nome que é chamada atualmente. Hoje tem como coordenadora a professora Silvia Pachêco, coreógrafo Aldênor Saraiva e o ajudante Adelson Souza, que é o único brincante que frequenta a junina desde o início. Esse ano a quadrilha completou 11 anos e dentre estes possui "seis" títulos de 1° lugar, "dois" de 2°, e "um" de 3°. Os ensaios são realizados na avenida "Castanheira", ao lado da pousada menina bonita. Nesse ano de 2016 a quadrilha vem com o tema "Símbolo Junino", onde haverá apresentações do casal de noivos, a rainha, e também o espantalho do milharal, dentre esses destaques haverá outra surpresa que o público não perde por esperar."
Comentários