top of page

Torneio de Queimada revive tempo da infância

  • Jéssica
  • 16 de ago. de 2016
  • 3 min de leitura

Torneio de Queimada revive tempo da infância

Um grupo de amigos se reuniu e resolveu realizar um Torneio de Queimada na quadra esportiva da Praça da Vitória. Eglison Gomez, Samuel Assunção, Felipe Marat e Tharlisson Barros promoveram o I TORNEIO DA AMIZADE DE QUEIMADA que visa principalmente, resgatar as tradicionais brincadeiras de rua.

Tudo acontece num clima de confraternização e as disputas, mesmo valendo geladas para os campeões, transcorrem num clima de amizade e alegria. Para a primeira edição, a iniciativa foi um sucesso e vários times participaram da brincadeira que deve virar rotina nas quadras de lazer da cidade.

Após o encerramento da competição, os amigos se reuniram e foram comemorar o sucesso da brincadeira.



origem da queimada

Queimada (português brasileiro) ou jogo do mata (português europeu) é um jogo desportivo, muito usada, em versão similar, como brincadeira infantil. Não há notícias de competições esportivas oficiais deste esporte no Brasil, porém em escolas é muito praticado. Nos Estados Unidos existem ligas de queimada, ou dodgeball, como a variante do esporte é conhecido por lá. O jogo foi retratado na comédia Dodgeball: A True Underdog Story (Com a bola toda), filme americano de 2004Local São jogadas em quadras de todos os tipo, desde volei até multiuso. Mais na maiorias das vezes quadras grandes sempre é necessário ter habilidade,força fisica,e mira muito otima


Formação

Á vontade, em campo marcado.

N.º de jogadores

Varia conforme as convenções locais, e no caso de países onde seja levado a sério, varia também de acordo com as quantidade de pessoas!

Regras

Preparação

Cada equipe coloca-se num campo, sendo que apenas um jogador de cada lado deverá se colocar atrás da linha de fundo do campo adversário sendo denominado de "cruzar", que não pode "matar" enquanto esta nesta função. Para decidir sobre a posse da bola e do campo, no início do jogo, esses dois jogadores virão colocar-se ao centro, entre os dois campos. Ocorre uma disputa de bola (um puxa de um lado e o outro do outro lado). Feito isso, voltam os jogadores aos seus lugares, entregando-se a bola para o cruzar do time que a obteve, para começar a partida, que é iniciada ao apito do instrutor.

Objetivo

O objetivo visado é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. Será vencedor, o grupo que, no fim de um tempo previamente determinado, fizer maior número de prisioneiros, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.

Desenvolvimento

Ao ser dado o sinal de início, um jogador do partido a quem coube a bola, tente entregar a bola ao seu time que tem o objetivo de atira-la ao campo contrário com o propósito de atingir ("queimar") algum adversário com a bola. Se o conseguir sem que a bola seja agarrada antes de tocar no chão pelo jogador tocado ou por um companheiro do time dele, o jogador atingido é considerado prisioneiro e deve sair do seu campo, colocando-se no "cemitério", espaço posterior à linha de fundo. Feito o primeiro prisioneiro, o reserva volta ao seu campo para que tenha oportunidade de jogar também nesta posição. Atenção: quando o prisioneiro fica pela primeira vez com a bola, não pode "queimar" nenhum componente do time adversário. A bola que, depois de haver tocado em um jogador, rola ou salta pelo terreno, pode ser recolhida por qualquer jogador, para ser arremessada novamente contra o grupo adversário. A bola pode, também ser recolhida por um adversário prisioneiro, a quem, neste caso, se permite apanhá-la e atirá-la a um companheiro seu ou queimar o adversário. O mais recomendável é agarrar a bola quando arremessada, o jogador só é carimbado se a bola bater nele e cair no chão, do contrário, se o jogador for carimbado, a bola continuar no ar, e ele a agarrar, não será carimbado. Neste jogo, como se vê, a rapidez de ação e a cooperação entre os jogadores, tem enorme importância.



Comentários


Siga "Portal do Urubui"
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2015 por Portal do Urubui, Todos os direitos reservados.

bottom of page