A "arte de rua" ganha espaço em Manaus
- Bôsco Cordeiro
- 17 de ago. de 2016
- 3 min de leitura

A "arte de rua" ganha espaço em Manaus
O Grafite é uma arte de rua (urbana) caracterizada por desenhos em locais públicos, (paredes, edifícios, ruas, etc)
Até bem pouco tempo,, o artista que ousasse expressar seu talento em forma de grafite, nas paredes e espaços públicos, sofria discriminação e certamente seria chamado pejorativamente de "Pichador". Essa marginalização do grafiteiro, hoje em menor escala mas ainda presente, gradativamente está desaparecendo e o reconhecimento artístico do trabalho do grafiteiro ganha espaço no cenário mundial.
A forma como o grafite vem sendo praticado em Manaus, é bonita, sem sujeira e sem crimes. Todo o trabalho tem sido realizado de forma profissional, obedecendo as normas e condutas estabelecidas pelos órgãos de meio ambiente, responsáveis pela fiscalização e controle do uso dos espaços públicos para esse fim.
RAI CAMPOS (RAIZ)

Os temas Amazônicos predominam nos espaços de Manaus, alguns levantando bandeiras de lutas ambientais, outros, simplesmente exaltando a beleza e a cultura dos povos de nossa região. Nesse contexto, Rai Campos (Raiz), um jovem criado no município de Presidente Figueiredo, mais precisamente na Vila de Pitinga, tem se destacado com trabalhos maravilhosos nos principais municípios amazonenses.
"Raiz" nos conta que o fato de ter morado em uma área predominantemente indígena (Waimiri-Atroari), despertou nele o interesse e a curiosidade em conhecer a cultura desses povos, que como diz, "são inteligentíssimos e têm muito a nos ensinar". Dai a influência na maior parte dos trabalhos por ele realizados.

Parque dos Bilhares (Raiz)
As causas ambientais também fazem parte das manifestações artísticas de Rai Campos, grande parte de seus últimos trabalhos, estavam engajados na luta pela preservação do Rio Tapajós, contra a construção de uma hidrelétrica no local e que finalmente foi barrada pelo IBAMA.
Brevemente Raiz dará um salto dentro do panorama da arte do grafite, indo participar de um trabalho de grande porte na pintura da parede de um prédio. Em todos os seus trabalhos, a cultura e a beleza da Amazônia predomina, tornando este grande artista, um mestre em retratar nossas peculiaridades culturais.
Complexo Viário Gilberto Mestrinho (Bola do Coroado)

Arab Amazon

Idealizado e coordenado por Rogério, que no mundo da arte do grafite adotou o nome de "Arab Amazon", um grande mural está em fase de finalização no Viaduto Gilberto Mestrinho, no sentido de quem se dirige ao bairro do Coroado. O processo deste projeto, começou depois de atender todos os procedimentos legais da Secretaria de Meio Ambiente, o objetivo primordial, é suavizar com arte, a invasão sofrida pelos centros urbanos, causada pelas grandes obras de concreto.
Especificamente no caso deste painel do "Viaduto do Coroado", o artista mostra os avatares da natureza como índios e pássaros, brotando por entre as placas de concreto utilizados na construção dessa obra e invadindo a floresta do grafite. Demonstrando a reação da natureza contra a ocupação dos espaços urbanos pela indústria do concreto.
O trabalho está na fase final e levou sete dias para a conclusão, sempre das 18 às 22 horas e realizado por uma equipe composta de cerca de oito artistas: Arab, Raiz, Soft, Ude, Pial, Mega, Bulk e Shoke. Setenta latas de tinta e cinco galões de verniz foram necessários na confecção deste mural.
Diversas manifestações das pessoas em relação ao trabalho foram manifestadas, algumas contras com xingamentos e ofensas mas na grande maioria, vários elogios e aplausos foram dirigidos aos artistas, sendo que muitas pessoas, pararam para apreciar o trabalho e tirar fotos.
Essas obras já são consideradas como verdadeiras obras artísticas em muitos países.
Confira alguns trabalhos de Rai Campos (Raiz):
Comentários