top of page

Conheça a imunoterapia, a arma da vez da medicina contra o câncer

  • http://www.metropoles.com/vida-e-estilo/bem-estar/
  • 23 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

Conheça a imunoterapia, a arma da vez da medicina contra o câncer


Em uso há menos de uma década, a terapia que estimula o organismo a reconhecer e combater o câncer tem dado nova esperança a pacientes com tumores de tratamento difícil, como o melanoma e o de pulmão. Na última semana, Brasília recebeu especialistas do mundo todo para compartilhar conhecimentos sobre a nova ferramenta. O “Metrópoles” conversou com uma das maiores autoridades do assunto no momento

O assunto da medicina no momento é o câncer. E o dos especialistas em tratá-lo, a imunoterapia. Com não mais que uma década de vida nos centros pioneiros – no Brasil, bem menos do que isso – ela aparece como a nova “porta da esperança” no tratamento da doença, especialmente de casos raros e complicados, contra os quais a medicina não tinha muitas armas até então, como o metastático de pulmão e o melanoma, um tipo agressivo de câncer de pele.

Ao contrário da rádio e da quimioterapia, que atacam as células doentes, o alvo da imunoterapia são justamente as saudáveis. De maneira bem resumida, ela fortalece o sistema imunológico do paciente para que ele próprio reconheça e combata o tumor. O desenvolvimento da terapia passou — e ainda passa — por uma série de estudos e descobertas, como a de um mecanismo pelo qual o câncer “desligaria” receptores dos linfócitos para que eles não o reconhecessem e ele pudesse crescer sem ser combatido.

A coisa é tão nova que, no Brasil, com exceção de algumas clínicas especializadas – e particulares -, só agora os oncologistas têm se inteirado sobre essa terapia: para que e para quem serve, e como prescrever o tratamento. Tanto que, na última semana, Brasília recebeu o II Simpósio Brasileiro de Imuno-Oncologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, reunindo alguns dos maiores “bam bam bam” do mundo em imunoterapia para que eles passassem aos especialistas brasileiros um pouco do seu conhecimento.

Entre eles, o médico oncologista Neil Segal, do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York (EUA), referência mundial em tratamento de câncer e um dos primeiros adeptos da imunoterapia. Antes da participação no evento, o médico conversou com o Metrópoles sobre o que representa essa nova arma na vida dos pacientes de câncer e que rumos o futuro aponta para o tratamento da doença.


Comentários


Siga "Portal do Urubui"
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2015 por Portal do Urubui, Todos os direitos reservados.

bottom of page