top of page

II Gincana de Física realizada com sucesso por finalistas do Calderaro

  • 28 de set. de 2016
  • 4 min de leitura

II Gincana de Física realizada com sucesso por finalistas do Maria Calderaro

A gincana de Física é uma iniciativa para abordar conteúdos considerados complexos pelos alunos. Traz uma série de atividades lúdicas visando promover momentos de diversão aliados aos conhecimentos científicos que foram adquiridos no cotidiano da vida e da escola. A programação da gincana foi dividida em três momentos: abertura, execução das provas, divulgação dos resultados e entrega de brindes à equipe campeã. A banca julgadora composta por docentes que atribuíram pontuação as 11 provas realizadas pelas equipes. Apresentamos o que consistiram as provas da Gincana da Física:

Cor das equipes: Equipe Azul 3 ano 1 (Alessandro Volta) Equipe Vermelha 3 ano 2 (André-Marie Ampere) Equipe Amarela 3 ano 3 (Benjamin Franklin)


Prova 1: Fazer uma Logomarca da gincana e postar na página no facebook da gincana de Física (a equipe que obteve o maior número de compartilhamentos da pagina até o dia 27/09/16 11h59min).

(50 pontos).

Prova 2 : Grito de guerra e Mascote– A primeira prova no dia intitulada “Grito de guerra”, consiste na apresentação do grito de guerra da equipe. Para esta prova os critérios utilizados pela comissão julgadora foram coerência com o nome da equipe, animação e organização e apresentação do Mascote da equipe caracterizado ( 30 pontos).

Prova 3: Explique o fenômeno – Para a terceira prova foram apresentados três experimentos um de cada equipe, os alunos explicaram cientificamente cada um (fenomenologia) de cada um deles no tempo de no Máximo 10 minutos por equipe. Coube aos membros da banca julgar qual a explicação mais coerente, que mais se aproxima da explicação cientificamente aceita.

(Vale 50 pontos).

Prova 4: Caracterização de um Físico e sua Biografia com ênfase nas contribuições para Física. Apresentação de um aluno (com desfile no ginásio) caracterizado e um segundo aluno falando sobre a Biografia do mesmo e suas contribuições para Física.

( 50 pontos).

Prova 5: Corrida de saco – Para a sexta prova um aluno de cada equipe percorreu uma distância pré-estabelecida, enquanto outro aluno marca o tempo gasto para percorrê-la. A pontuação foi estabelecida por meio de dois critérios: 1) a corrida; 2) cálculo da velocidade média do corredor dada pela fórmula: Vm= distância/tempo utilizando calculadora e cronômetro. ( 20 pontos).

Prova 6: Unidades: Ampere / Resistência/Tensão: Três caixas com os símbolos de cada uma unidade, o componente teria que pegar os valores referentes a unidade e a equipe que obteve o maior número de unidades acumuladas na caixa certa ganha. ( 15 pontos). Prova 07: Valorização do aluno- Cada equipe apresentou o boletim do aluno que obteve as maiores notas em todas as matérias nos 1º e 2º bimestre com o carimbo e assinatura da Secretaria da escola ou Gestor. Fazendo a média aritmética das notas (09 disciplinas) utilizando à calculadora, vence o aluno que teve a maior média e pontua para sua equipe. ( 50 pontos e uma medalha de melhor aluno) .

Prova 8- Encha a garrafa- A equipe deveria encher a garrafa vazia passando a água entre copos até chegar na mesma atingindo a marca, ganhou a primeira equipe que atingiu a marca na segunda garrafa ( 5 componentes)

(15 pontos).

Prova 9- Fazer uma parodia sobre qualquer conteúdo da Física (tempo no mínimo de 3 minutos). Todas as equipe teriam que apresentar a música/paródia para as demais equipes e para a banca de jurados (entregando letra para os jurados.

(20 pontos).

Prova 10: Passa ou Repassa – Os alunos deveriam responder as dozes questões, com três alternativas cada, sendo apenas uma correta. A primeira pergunta seria feita a equipe 1, que não respondendo passaria para a 2, que ainda teria a chance de repassá-la para a 3, caso não soubesse a resposta. Se a pergunta passar por todas as equipes e nenhuma delas responder, a questão tornar-se nula. Sendo assim, a pergunta seguinte seria direcionada para a próxima equipe e assim sucessivamente. Para esta prova será abordados alguns dos conteúdos de física, sendo eles: Lei de Coulomb, corrente elétrica, Resistência, 1º e 2º lei de Ohm, Energia elétrica, carga elétrica, Físicos sorteados

(vale um ponto por resposta correta com um tempo de 10 s por pergunta para cada equipe e com 6 componentes por equipe).

Depois de realizadas todas as provas, a comissão julgadora realizarou a contagem dos pontos e então anunciou as colocações. Todos os membros das equipes vencedoras foram contemplados com troféus ao final da gincana. A fim de investigarmos o papel da gincana, em se tratando de uma nova alternativa através do lúdico para abordar temas científicos na escola, elaboramos um questionário que foi aplicado aos alunos participantes da mesma.

A gincana foi realizada no ginásio coberto da Morada do Sol 1-Composição da Mesa com a Coordenadora da Seduc, Gestor e os cincos professores da área. 2-Hora cívica com o Hino nacional 3-Apresentação das equipes dos Formandos das turmas 3º ano 01,02 e 03. 4-Inicio da gincana de acordo com a ordem das provas; PÚBLICO ALVO: Alunos do 3º ano 01, 02 e 03 do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Calderaro. Organizadores: Professora de Física e demais professores.

Resultado: 1º lugar- Troféu e passeio para Cachoeira dos Pássaros (Equipe Vermelha) 2º lugar- Troféu (Equipe Azul) 3º lugar – Troféu (Equipe Amarela)


Comentários


Siga "Portal do Urubui"
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2015 por Portal do Urubui, Todos os direitos reservados.

bottom of page