top of page

Ifam representa região norte no xadrez feminino em etapa nacional

  • http://diariodoamazonas.com.br/ifam-representa-reg
  • 8 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Ifam representa região norte no xadrez feminino em etapa nacional


Manaus – Pela primeira vez, uma equipe feminina do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam) representa a região Norte no xadrez nos Jogos dos Institutos Federais 2016 – Etapa Nacional. As meninas do Amazonas conquistaram a vaga após ganhar a medalha de ouro na etapa regional, em Manaus.

Composta por cinco alunas, Luciana Veras e Lorena Leones, do campus Manaus Centro; Letícia Minoria e Jelena Batista, do campus Presidente Figueiredo; e Luiza Mendes do campus Parintins; a equipe disputa cinco rodadas com representantes das outras quatro regiões, além do Instituto Federal de Brasília, que sedia as competições. Após as rodadas por equipe, as alunas competem na etapa individual.

Conscientes da dificuldade que é enfrentar equipes mais experientes nos jogos, as enxadristas revelam que a experiência é de muita aprendizagem. “O nível nacional comparado com o nível regional é altíssimo. Estamos pegando toda a experiência possível para melhorarmos cada vez mais nas próximas competições”, conta Luciana.

As alunas disputaram a etapa por equipe nos dias 5 e 6 de outubro e ficaram em 5º lugar geral com 2 vitórias e 3 derrotas.

Revelação nos jogos

O hábito de manusear as peças do xadrez começou cedo na vida da Jelena Batista, aluna do 3º ano do Ifam campus Presidente Figueiredo. Mas não foi no modo tradicional de jogar que aluna descobriu o xadrez. Jelena aprendeu sozinha, por meio do jogo de computador que tinha em casa.

“Antes de entrar no Ifam eu sempre jogava xadrez no computador para passar o tempo. Foi assim que aprendi. Não tinha tabuleiro e nem com quem jogar”, conta Jelena.

Após entrar na instituição, Jelena foi convidada a participar dos Jogos do Instituto Federal do Amazonas (JIFAM), no ano passado, representando seu campus. Foi a grande revelação da modalidade garantindo o primeiro lugar. “Depois desse desempenho, eu me dediquei mais esse ano, para conseguir ir mais longe. Além disso, o Ifam me incentivou a continuar e melhorar as minhas táticas”, diz a aluna.


Comentários


Siga "Portal do Urubui"
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2015 por Portal do Urubui, Todos os direitos reservados.

bottom of page